Notícias » Cidades

Polícia identifica 2 autores de vídeo de ameaça de destruição de torres em MT

04/02/2017 às 07:42

Dois suspeitos de terem gravado e divulgado um vídeo ameaçando destruir torres de transmissão de energia em Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá, caso continue impedida a exploração do garimpo da Serra da Borda, foram identificados pela polícia. O delegado Gilson Silveira, que conduz as investigações sobre o caso, afirmou que deve ser pedida a prisão preventiva dos suspeitos.

Depois da repercussão do vídeo, a polícia localizou a torre danificada mostrada nas imagens e constatou os danos. Uma equipe da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) também foi ao local para avaliar os danos, pois havia risco de cair.

A empresa Interligação Elétrica do Madeira, responsável pela torre de transmissão, informou que técnicos estão fazendo reparos e trocando peças. Com isso, segundo a empresa, não existe mais risco de queda da torre e que a estrutura está funcionando perfeitamente.

O linhão de alta tensão inicia na Hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia. Segundo a empresa, se a torre caísse poderia reduzir a transmissão de 3.150 megawatts. Isso compreende a uma área de cerca de 300 mil habitantes, que poderiam ser abastecidas a partir do remanejamento de energia de outras fontes.

No vídeo, o homem diz que vai derrubar 10 torres de transmissão, se não houver a liberação da área no prazo de 10 dias, em retaliação àdesocupação do garimpo na Serra da Borda, que aconteceu na semana passada. Nas imagens, um homem narra que as bases de uma torre já estão danificadas e critica o governador do estado, Pedro Taques (PSDB).

Nesta quarta-feira (1º), o secretário de Segurança Pública do estado, Rogers Jarbas, avaliou que o local é de interesse da União. "É um local de onde se extrai ouro. A região de faixa de fronteira é uma região sensível e por ter minério a tendência é que a Força Nacional tenha uma situação específica. E isso vem desagradando os garimpeiros, então obviamente acontecem retaliações", pontuou.

No vídeo, o homem xinga o governador e critica fechamento de garimpo. "Senhor governador, aqui está a torre que nós prometemos ao senhor que iríamos derrubar. Os pés dela estão cortados, está vendo? Essa torre é a torre principal do linhão que leva energia para o Brasil inteiro. O culpado disso aqui é o senhor, porque está pegando e entregando a riqueza do nosso estado nas mãos de corruptos para obter vantagem", declara o homem, que ainda não foi identificado.

O homem ainda diz que não tem ligação com os garimpeiros que exploram a região. "Nós não temos nada a ver com esses garimpeiros, porque esses garimpeiros são frouxos em deixar que a riqueza que é um direito seu vá para as mãos de terceiros", declara, no vídeo.